Mais uma sugestão da Colher de Pau. Requer uma preparação demorada mas deve ser delicioso. A experimentar nos próximos dias de descanso que se aproximam.
Ingredientes: (2)
2 coxas de frango (não retirar a pele)
sal e pimenta q.b
1 raminho de alecrim fresco
4 dentes de alho
1 folha de louro
350ml de azeite (aproximadamente)
Preparação:
Faça um golpe à volta do pé da perna do frango , de modo a separar a carne do osso. Isto evitará que a pele encolha e rasgue durante a cozedura. E também permite que o aspecto final fique mais bonito.
Coloque as coxas de frango num pirex ou tabuleiro que vá ao forno (e que tenha o tamanho ideal para caberem as duas coxas) e tempere com o sal, pimenta, os dentes de alho esmagados, o alecrim e o louro e deixe assim temperadas algumas horas ou de um dia para o outro.
Junte depois o azeite de modo a que as coxas de frango fiquem bem cobertas - se necessário junte mais azeite.
Coloque as coxas no forno previamente aquecido a cerca de 140ºC e deixe cozinhar. Tem de ter atenção à temperatura do forno, para que as coxas não fritem. Se vir que se começam a formar as bolhinhas típicas da fritura, terá de baixar a temperatura do forno para isso não acontecer. Deixe a carne cozinhar na gordura. Estará pronta quando se soltar facilmente do osso, o que demorará entre 3 a 4 horas.
Pode guardar as coxas no frigorífico, submersas no azeite, e utilizar mais tarde, bastando para isso reaquecer as coxas numa frigideira usando um pouco do azeite da sua preparação. (O azeite que sobra desta preparação deverá ser coado e guardado para uma próxima utilização, ou usada noutras preparações culinárias.)
Sirva as coxas com esparregado de espinafres e umas batatinhas cozidas e depois fritas em óleo quente até dourarem.
Receite e imagem retirados do blogue "As minhas receitas"
Sem comentários:
Enviar um comentário